quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PARA DAR COBERTURA A ZAGA.


Este é o novo contratado do Figueirense, ele chega para impôr respeito a frente da zaga. Afinal de contas, na defesa do Figueirense só não entra que não quer. É preciso reforçar muito esse time, que pretende conseguir o acesso esse ano.Rômulo Noronha tem 21 anos (04/02/1987), é gaúcho de Caxias do Sul e iniciou sua carreira profissional em 2005, no próprio Flamengo. Em 2007, conseguiu se firmar na equipe titular, comandada por Joel Santana, mas teve a carreira interrompida por conta de uma contusão.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

RUIDO NA COMUNICAÇÃO.


Depois de escutar atentamente o que disse o técnico do Figueirense, após a partida em Joinville, fico com a certeza de que ele sabe exatamente o tamanho do pepino que terá que descascar. O departamento de futebol fala que as contratações estão encerradas e o treinador diz que agora é que eles precisam encerrar as avaliações, para poderem contratar os jogadores necessários. É impressão minha ou eles estão falando linguas diferentes. O doutor Paulo Prisco precisa, urgentemente, dar uma chegadinha no Scarpelli.

RODADA PARA ENCAMINHAR O TURNO.

Os jogos desta semana já servirão para projetar o futuro deste primeiro turno. Joinville, Avaí e Criciúma estão com as maiores chances. O JEC jogando dentro de Brusque terá um difícil teste, enquanto isso, Criciúma e Avaí estarão medindo forças no Heriberto Hulse. Se houver empate em Criciúma e acontecer outra vitória do Joinville, penso que o turno estará praticamente definido. Aos demais resta somar pontos para o índice técnico, o futebol não perdoa times ruíns, quem não se preparou ficará na poeira muito cedo. Cabe ao Brusque, do técnico Suca, esquentar essa disputa, vencendo o Joinville e embolando a classificação.

domingo, 25 de janeiro de 2009

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Para quem me acompanha há algum tempo, sabe que eu não sou "engenheiro de obra pronta", ou seja, não espero as coisas acontecerem para depois dar a minha opinião. Vou escrever exatamente o que estou pensando a respeito do Figueirense. Aqueles que montaram o time do ano passado, conseguiram piorá-lo. O time deste ano não tem laterais, não tem volantes, não tem meias de qualidade e o ataque é muito fraco. Se é para fazer o torcedor passar vergonha, é melhor não fazer campanha de sócios e ficar tentando enganar meio mundo com contratações superadas. Todas as vezes que o Figueirense teve um bom time no estadual, fez uma boa campanha no brasileiro, e todas as vezes que o time do estadual foi mal formado, a campanha do brasileiro foi ruím. No ano passado o título estadual encobriu as deficiências da equipe, e o rebaixamento foi inevitável. Este ano, se as besteiras e tentativas de ludibriar os torcedores não acabarem por aqui, certamente o alvinegro seguirá o caminho do Criciúma rumo a SÉRIE C.
Vou repetir, se o conselho deliberativo não tomar uma atitude, o Figueirense terminará na SÉRIE C. O time é ridículo e tem um treinador muito fraco. Salve-se quem puder.

O MOMENTO DO CAMPEONATO.

Apesar da vitória, não gostei do Avaí no último sábado contra a Chapecoense. O time de Silas continua sem criatividade no meio campo e sem laterais. Menos mal que a vitória aconteceu e com ela uma tranquilidade a mais para concertar os erros que não são poucos. De todos os times que eu ví jogar até agora, penso que o Joinville seja o mais bem preparado. Isso não quer dizer que será o campeão, é só um comentário sobre o momento do campeonato. Os três setores do JEC , defesa, meio-campo e ataque estão funcionando bem, no momento é o melhor time da competição. No outro lado da tabela, o Tubarão não terá tempo para esquentar lugar na primeira divisão e o Figueirense é a grande decepção. Vou esperar mais umas rodadas para me manifestar a respeito dos outros.

sábado, 24 de janeiro de 2009

CAMPEONATO SEM SURPRESAS.

Acho bom os considerados grandes abrirem os olhos . O Brusque está jogando um futebol redondinho, sem ser espetacular, porém, muito eficiente. Se o técnico Suca conseguir corrigir pequenos defeitos do time, irá surpreender muita gente nesse campeonato. É bom lembrar que se o time Brusquense levar um turno, ou somar maior númenro de pontos, vai deixar de fora do quadrangular um dos "grandes". Não acredito que outro time tenha condições técnicas de surpreender no campeonato, deveremos ter a disputa pelas quatro vagas entre: Avaí, Figueirense, Joinville, Criciuma e Brusque. O resto vai brigar pela vaga na SÉRIE D e para não cair.

NO MEIO DA SEMANA.

1-O Avaí em Itajaí, deu pro gasto. O time continua precisando de mais movimentação do meio campo e a participação mais efetiva dos laterais. Penso que Evando esteja muito ansioso, querendo resolver as coisas sozinho, nada que uma boa conversa não resolva. O jogo deste sábado é fundamental para manter o time nas primeiras colocações.

2-O Figueirense em Brusque foi uma das coisas mais horrorosas que eu ví no últimos tempos.
O time está precisando de quase tudo, pelo menos este time que jogou contra o Brusque. Os laterais são os piores dos últimos anos, marcação na frente da área não existe, armação de jogadas muito menos e o ataque fica dependendo disso tudo para jogar. Foi lamentável ver o Figueirense dando "bico na bola" para todos os lados. Tomara que os "reforços " fiquem aptos para jogar o mais rápido possivel, caso contrário, o torcedor vai sofrer outra vez. Quero ver quais as mudanças, que o técnico Pintado fará, para enfrentar o Joinville neste domingo.
Vamos acompanhar juntos, na Band Fm , mais uma rodada do nosso campeonato.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

UMA BOA ESTREIA CONTRA O PIOR TIME DO CAMPEONATO.


O resultado foi melhor do que o futebol apresentado. Apesar da vitória com goleada, ninguém pode fazer nenhum tipo de previsão em relação ao time do Figueirense. O adversário não nos permite traçar um parâmetro técnico, tanto na parte individual quanto no coletivo. O Atlético de Tubarão precisa melhorar muito para ser considerado um time ruim . O jogo serviu para mostrar que Ricardinho poderia ter sido melhor aproveitado no ano passado e que alguns garotos tambem tinham vaga naquilo que os dirigentes chamaram de time em 2008.

Pintado terá muito trabalho com o miolo de zaga e com os laterais, no meio campo gostei de Rafael Ueta, no ataque Rafael Coelho mostrou muita vontade e velocidade, suas principais características e Schuenk fez apenas o gol de pênalti.

De qualquer forma, para quem se apresentou há dez dias , foi melhor do que o esperado.

Contra o Brusque o teste será muito forte, o time Brusquense mostrou entrosamento e uma certa qualidade técnica contra o Avaí, e dentro do Augusto Bauer, vai querer fazer pressão.

TRABALHO COMPLICADO

Aos meus queridos amigos repórteres, solicitem as assessorias de imprensa de Avaí e Figueirense um pouco mais de liberdade de trabalho, mais jogadores e membros da comissão técnica falando, diretores dando satisfações aos torcedores, etc. No São Paulo a imprensa entra , após os treinamentos, na chamada zona mista, onde os jogadores estão a disposição de todos para um trabalho completo. Isso é bom para os profissionais da imprensa e para os jogadores que ganham mais espaço para falar e divulgar o seu trabalho. Por aqui continuamos no velho esquema de dois jogadores, quase sempre os mesmos, e o treinador. É muita programação para pouca matéria. Penso que os assessores de imprensa podem dar uma força liberando um pouco mais o trabalho da " GALERA DA LATINHA".

TIME ESTREIA E PEDRINHO CHEGANDO


A estreia do Figueirense, esta noite contra o Atlético Tubarão, não está mexendo muito com o torcedor. Depois da queda para a série B do brasileirão, a galera anda meio desconfiada com a diretoria. As contratações não empolgaram, pelo menos antes da bola rolar, a manutenção da zaga mais vazada do brasileirão de 2008, 72 gols sofridos, assusta um pouco e a intenção de trazer um zagueiro experiente esbarrou na falta de condições de Rogério Pinheiro. Especula-se o nome de Roque Júnior, que ao me ver é ex- jogador, brincadeira de mal gosto . Penso que os diretores tem que buscar um jogador que esteja na ativa, independente de preço, e deixar de querer enganar a torcida com nomes que já passaram. Pedrinho , que está chegando ao Scarpelli, é mais uma aposta perigosa. Seu histórico de contusões é assustador, não conseguiu jogar em lugar nenhum e, mesmo assim, o Figueirense faz um alto investimento para trazê-lo. Faço votos que ele arrebente dentro de campo.
O negócio é esperar e torcer para que tudo isso dê resultado. Vamos acompanhar essa estreia logo mais na Band Fm, 96.1 .

RESULTADO NORMAL.


O futebol apresentado pelo Avaí , no jogo contra o Brusque, foi dentro do esperado, pelo por mim, certamente não foi aquilo que o torcedor avaiano esperava. As dificuldades de entrosamento e condicionamento físico foram visíveis. As laterais continuam sendo o grande problema do técnico Silas, Arlindo maracanã é pior do que dor de dente, o meio campo está muito longe daquele do ano passado e o ataque, também ficou devendo, principalmente Evando. Nada que possa preocupar, pelo menos para começo de temporada, o campeonato é longo e o regulamento permite muitos ajustes até a fase decisiva. A única certeza é que o time precisa , urgentemente, de um lateral direito. Willian (foto) foi o melhor do Leão, mas saiu antes do final do jogo.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ESTOU APOSTANDO.

Aposto com todos aqueles que aprovaram o Complexo Esportivo Timbó, para os jogos do campeonato catarinense, que nenhum deles estará no estádio nos dias de jogos do Metropolitano. No ano passado, quando estive transmitindo Metropolitano x Figueirense, quase apanhamos no momento do gol Figueirense. Convido os dirigentes da Associação de Clubes, Federação Catarinense de Futebol a assistirem o jogo ao meu lado, no meio do povão. Quem pipocar e sair primeiro perde a aposta . A coisa é complicada, principalmente com a liberação da cerveja. A galera enche "tamboréu" de ferro, e vira macho. Aviso e comunico que se alguém se meter a besta o bicho vai pegar. Duvido que algum dirigente, desses que aprovaram a espelumca que chamam de Complexo Esportivo, tenha coragem de aceitar a minha aposta. Fico no aguardo.
Parece brincadeira, mas não é, quem descuidar corre o risco de não voltar para casa.

OLHO GRANDE É PARA CRIAR RAMELA


A justiça concedeu liminar favorável a Rede Record de Televisão para a transmissão exclusiva do Campeonato Catarinense 2009. Certamente esta decisão será contestada pela RBS TV, que terá uma nova investida da Record, e assim a coisa vai seguir até que não haja mais nenhuma possibilidade de recurso. Vale lembrar que o campeonato começa amanhã, e se esse perrengue jurídico não terminar, ninguém vai saber o que fazer. Todos estarão com equipes e equipamentos a postos no estádio à espera de uma decisão. Se perguntar não ofende, como será que o presidente da Federação Catarinense de Futebol irá se posicionar, caso a Record fique com os direitos. Delfin detonou a emissora, e não poupou elogios a RBS TV. Lembro que quando o contrato foi assinado com a Record, o presidente declarou, " Finalmente o campeonato está valorizado", e agora tudo mudou. Nada como uma boa proposta para mudar os pensamentos. Como diria meu pai: " Olho grande é só para criar ramela ".

LONGE DE SER ORGANIZADO

Não sei porque tem tanta gente empolgada com o início deste campeonato catarinense.
O nosso campeonato não consegue se livrar de alguns fastasmas que assombram a competição há muito tempo, um deles é a desorganização. Quer saber alguns aspectos que fazem com que o campeonato não seja considerado um dos melhores do Brasil ?
1- Não temos nenhum jogador realmente de expressão.
2- O campeonato vai começar e tem equipe sem estádio.
3- Os horários estão sendo mudados em cima da estréia.
4- Nosso quadro de árbitros é de arrepiar.
5- O estádio de Timbó, onde jogará o metropolitano, é uma piada, colocando em risco a integridade física dos profissionais que lá estarão.
6- A maioria dos clubes começou a trabalhar há uma semana da estréia.
7- Ainda não se sabe quem vai transmitir o campeonato.
8 - Teremos jogos as 4 e meia da tarde no meio de semana.
Esses são alguns aspectos que poderiam ser corrigidos, evitando futuros problemas e acabando com todo esse "OBA,OBA" que está rolando na imprensa.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O XERIFE NÃO PASSOU PELOS EXAMES MÉDICOS.


Mais uma bola fora do departamento de futebol do Figueirense: o zagueiro Rogério Pinheiro foi anunciado como grande xerife da zaga, porém, não passou nos exames médicos. Antigamente o jogador fazia os exames para depois ser ou não anunciado. O Figueirense continua precisando de alguém que realmente entenda de futebol. Que saudades do Marco Aurélio Cunha, Dorival Junior, Adilson Batista e até mesmo a parceria com a CSR. Agora o futebol está entregue ao todo poderoso José Carlos Lages, que tenta recuperar os seus jogadores, que estão lá fora, aqui no Figueirense. Essa barriga de aluguel tem acabar.

MEIO CAMPO FRACO.

A formação colocada pelo técnico Silas no primeiro amistoso do Avaí em gramado, está longe de ser a ideal. O meio campo, por exemplo, perdeu toda a base. Marcos Vinicius, Batista, Marquinhos e Valbert, formavam a meia cancha do ano passado, nesse primeiro amistoso Silas escalou Marcos Vinicius, Wendel, Léo Gago e Odair. Sinceramente, espero que seja apenas no começo, pois essa formação é muito fraca. Marquinhos espera ter sucesso no julgamento da próxima sexta-feira mas sabe que não poderá iniciar a competição,Batista foi embora e Valbert estava acertado com o Fluminense mas não passou no exames médicos e retornou. Mesmo tendo retornado, Valbert ficará fora do Catarinense 2008. Aos poucos acredito que o treinador poderá montar um bom meio campo. Isso se ninguém for negociado no meio do caminho. Wendel, recém contratado, poderá ser uma boa opção para o meio.

DECISÃO ACERTADA PARA TODOS.


A decisão de Edmundo em não aceitar a proposta do Figueirense foi a mais correta possível. Penso que não seria bom nem para ele nem para o clube o seu retorno e explico o porquê dessa minha opinião: quando foi contratado pela primeira vez, Edmundo ainda tinha o objetivo de voltar para um grande centro. Além disso, o time estava acertado em todas os setores e tinha o comando de Adilson Batista, que fazia o esquema funcionar para que ele pudesse render o máximo. Edmundo não tem mais força física, não tem mais motivação e, por isso, não renderia o que os dirigentes esperam dele. É preciso ter muito cuidado nessa hora de montar o time, pois os mesmos que fizeram besteiras no ano passado estão à frente do futebol alvinegro este ano. Parece que a queda para a segundona não serviu de lição. Penso que está mais do que na hora de gastar um poquinho em contratações.

domingo, 11 de janeiro de 2009

ESTOU DE VOLTA E O CAMPEONATO VAI COMEÇAR.

Há seis dias do início do Campeonato Catarinense, não vejo nada que possa empolgar esta competição, pelo menos até agora, em termos de contratações. O Avaí é o grande favorito, o Figueirense , pela estrutura , vem como segunda força, os demais vão ter que mostrar, durante o campeonato, se tem ou não forças para derrubar a dupla da capital. O Avaí começou a trabalhar antes, contratou alguns jogadores e tem o título do estadual como principal objetivo do primeiro semestre. O Figueirense dispensou os derrotados de 2008, tenta trazer Edmundo, renovou com Wilson e Fernandes mas terá que correr muito para evitar um novo tropeço já no começo da temporada. O que muda , em relação aos anos anteriores, é o regulamento que poderá premiar os imcompetentes. De qualquer forma, esta é a nossa cachaça e estarei, a partir de hoje, ligado mais uma vez nas coisas do nosso futebol. Conto com vocês nesse espaço. Depois de alguns dias de férias, estou de volta e " SE FOR PRO GOL , ME CHAMA QUE EU VOU".